O Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes foi fundado em 04 de abril de 1997 pelo então governador Paulo Ganem Souto, tendo como Secretário de Educação o professor Edilson Souto Freire. Pertence à rede estadual de ensino, e está sob a jurisdição da Direc 1A, sob o código 76205. A primeira gestora do Colégio foi a professora Hortência Nascimento.
Recebeu esse nome, porque na sua construção estava sendo comemorado o centenário de nascimento do professor Francisco da Conceição Menezes (1896\1959) - historiador, membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia seu presidente por longo período. A comunidade local identifica-se bastante com o professor por ser negro, filho de pais pobres. Conquistou o respeito e reconhecimento através do estudo.
O Colégio Francisco da Conceição Menezes localiza-se na Av. Silveira Martins s\n no bairro do Cabula. Este bairro situa-se no centro da penísula soteropolitana, estando à margem oeste da rodovia Salvador- Feira de Santana.
A princípio o bairro era povoado por negros, sobretudo de origem Congo e Angola, que tocavam e dançavam o "kabula", ritmo quicongo religioso, que deu origem ao nome do bairro.